, , , , , , , , , ,

Tudo ao mesmo tempo agora

terça-feira, 14 de dezembro de 2010



O Atari, videogame dos anos 80, marcou toda aquela geração. Ele está para o Playstation 3, assim como a Lacraia está para a Cameron Diaz e o Br'oz está para o The Doors.

Fabricado no Paraguay, sem querer, por piratas que queriam falsificar um Ballantines, foi patenteado por americanos, em 1980, momento tenso envolvido pelo manto da Guerra Fria.
Os canais de TV, falidos pela falta de audiência, declararam guerra ao Atari. Nos cinemas, as pessoas iam jogar em telas maiores ao invés de asssistirem aos filmes.Esse panorama fez eclodir uma Guerra. Mas os Helicópteros da CNN e os Aviões da MGM não foram páreos para o Aviãozinho Branco e o Aviãozinho preto do River Raid Atariano: era o fim dos programas de TV, e o começo do fenômeno Atari!




Apesar de possuir apenas dois controles, esse console era para ser jogado pela família inteira e os vizinhos, pois como não tinha pause, a galera se revezava por dias e dias a fim de bater o recorde de jogos como Enduro, Frogger e Asteroid. Um dormia, outro jogava, outro comia e o restante ia ao psicólogo, torcendo para que esse não estivesse jogando Hero ou Space Invaders - o que poderia levar meses.
O brinquedo possuia apenas um botão, que era ativado para lançar um laser demolidor em panacas que perguntassem "Qual botão aperto para atirar?". Ou seja, jogava-se apenas com o direcional, que também era usado como vibrador da galinhada oitentista (daí vem o nome "console"- "consolo" em inglês).




Todos os jogos de Atari eram iguais, mudando apenas os desenhos. Em Enduro você tinha de atirar em outros carros e desviar das manchas de óleo da estrada; em Pitfall você tinha de atirar nas árvores e desviar dos cipós da floresta; em Decathlon (Olímpiadas) você tinha de atirar em outros atletas e desviar das medalhas da pista; em Boxing você tinha de atirar nos boxeadores e desviar das poças de sangue do ringue ; e, entre tantos outros, em ET, você tinha de atirar no cartucho e depois no Atari, porque o jogo era muito sem nexo!!!!




Paralelamente ao surgimento do Master System 8 bits, o Atari veio à falência: Pac Man, por comer sem preservativo tudo que via, morreu de AIDS no início dos anos 90; os aviões do River Raid foram derrubados por Saddam, na guerra do Golfo; o carrinho do Enduro foi doado para Barrichello, que acabou com ele na primeira volta; e o esquimó do Frostbite morreu com uma orelhada de Alex Kidd.
Os Ataris agora dormem nos quartos de coisas velhas...empoeirados, abarrotados de teias e carcomidos pelo Senhor Tempo. Em um sonho um Atari disse que se vingará (inclusive de mim, que o abandonei) me enforcando, e voltará ao mercado. Claro que sonhos são fantasias e não teria como em um mundo tão moderno um videogame tão antiquado ... não, peraí, não me enforca não... eu volto a jogar Frostbi... Frostbi... gasp gasp... socor...





Outros blogs meus:




Pobre Esponja Camisetas

Blogs parceiro:
LR-13 Desenhos
Avoado(Tutoriais.Designs,etc.)